fbpx

Muro de Condomínio Desaba em Teresina-PI devido às Chuvas

Escrito por   em 30/03/2024

Moradores estão atônitos em ver suas casas ameaçadas

Após uma forte chuva em Teresina, um muro desabou em um condomínio, causando prejuízos aos moradores, que agora buscam soluções junto à construtora.

Após o acontecido, moradores ficaram atônitos com o desabamento do muro. A defesa civil informou que irá interditar as redondezas do acidente e esperar os trabalhos de recuperação estrutural que a empresa se propôs a fazer.

A empresa envolvida, emitiu uma Nota informando:

” O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que esteve na manhã deste sábado (30) para atender a ocorrência da queda de um muro em um condomínio residencial no bairro Vale do Gavião, Zona Leste de Teresina. Ao chegar no local, os profissionais da construtora responsável pela edificação já estavam dando andamento às diligências necessárias relacionadas a relocação dos moradores das unidades habitacionais em hotéis até a conclusão da inspeção por parte da equipe técnica. O trecho do muro caído deverá permanecer isolado até que haja a manutenção reparadora. Não houve necessidade de resgate de bens.”

Chuva derruba muro de condomínio
Acúmulo de água, devido à chuva, derruba muro em condomínio em Teresina
Perigo nas proximidades das casas próximo ao muro
Moradores são hospedados em hotel até que defesa civil dê parecer sobre a segurança estrutural das casas
Empresa irá reconstruir muro e estabilizar área
A obra por ter sido entregue recentemente, ainda está na garantia executiva.
Previous slide
Next slide

Analisando sob o ponto de vista da engenharia, o que poderia ter causado esse acidente, que além de destruir sonhos, poderia ter causado um desastre maior?

Após análise do ocorrido e, por coincidência, ter ocorrido em mesma cidade em que este que aqui escreve mora, percebeu-se que não houve a aplicação de uma técnica simples, no entanto muito eficaz para evitar esse tipo de situação, que por sinal, já havia acontecido antes da entrega.

Esse sinal, quando dado no decorrer da obra, deve ser sanado imediatamente e, o que é feito para sanar, são aplicações de tubos barbacãs para drenagem da água acumulada no pé do muro.

Outra situação não visualizada, foi a não aplicação de drenagem nos pés dos muros, em conjunto com os barbacãs. Isso poderá trazer novos desabamentos em chuvas futuras.

Aliada à construção de um embasamento do muro, não estrutural, ocorreu essa situação, transformando a construção como uma espécie de barragem de águas infiltradas e um aterro de solo solto, aliado a esse embasamento que não é estrutural e próprio para contenção de força de água, empurrou o muro para fora, levando junto, o solo.

Ao contrário do que se imagina, essas casas em concreto são muito seguras em suas paredes, no entanto, sua fundação, basicamente é o solo abaixo dela, que deve ser muito bem compactada, onde não ocorrendo a compactação, pode trazer recalques severos, como o ocorrido no sinistro.

Portanto, é primordial a presença de um engenheiro em todo recebimento de condomínios e casas para analisar detectar e emitir relatórios sobre esses problemas e serem cobrados aos Incorporadores antes que o prazo de validade ou o termo de recebimento seja concluído e os condôminos e síndicos sejam prejudicados.

Empreendedores, pensamos em uma Comunidade Exclusiva para Você!

Suba de nível! Adquira todos os passos que se deve fazer para iniciar sua Jornada como Empreendedor na Construção Civil!

Entre para a Comunidade Mais Especializada da Construção que existe atualmente!

Para quem pensamos esse Método?

  • Estudantes e Técnicos na área de Engenharia e Arquitetura que desejam iniciar sua jornada como Construtores e querem ter uma visão de futuro e possibilidades dentro da Construção;
  • Profissionais da Construção (Mestres, Supervisores, Encarregados e Profissionais de Linha de Base);
  • Investidores que querem entrar para Construção;

Inscrição Já em nosso Método Empreiteiro 1.0

Siga nossas redes sociais


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta


[There are no radio stations in the database]